Esqueceu a senha?
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
Entrada seta SETAA seta Estatutos
Estatutos PDF Imprimir e-mail
30-Nov-1999

OS NOVOS ESTATUTOS DO SETAA, (que foram aprovados no X Congresso do SETAA, ocorrido em 20 E 21 DE NOVEMBRO DE 2009), ESTÃO PUBLICADOS NO BOLETIM DO TRABALHO E EMPREGO - BTE Nº.1, 1ª SÉRIE DE 8 DE JANEIRO DE 2010.

Para consultar o texto completo dos ACTUAIS Estatutos do SETAA clique no link ABAIXO:

pdf estatutos_do_setaa_bte1_2010 


SETAA …. A vontade de agir !...

 

EXISTIMOS E APOIAMOS OS SÓCIOS PARA:

  • MAIOR E MELHOR DESENVOLVIMENTO DO MEIO RURAL 
  • MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO DOS TRABALHADORES E RESPECTIVAS POPULAÇÕES
  • DEFENDER EMPREGOS COM ESTABILIDADE E COM QUALIDADE
  • LUTAR PELA INSERÇÃO DE JOVENS NA VIDA PROFISSIONAL
  • LUTAR PELA PROMOÇÃO E APROFUNDAMENTO DA COESÃO ECONÓMICA E SOCIAL DENTRO DO NOSSO PAÍS E, ENTRE PORTUGAL E OS OUTROS PAÍSE DA UE

MAS, PORQUÊ O SETAA?

Porque o SETAA é o único Sindicato Português que representa os trabalhadores destes sectores de actividade, quer no plano político e económico, quer no social. Todos os postos de trabalho são protegidos com a mesma habilidade, empenho e critério.

Um trabalhador de uma fábrica de lacticínios, por exemplo, sente-se muito mais protegido e acompanhado, quando sabe que, no mesmo sindicato, pode estar representado, também, um tratador de gado ou um engenheiro Zootécnico de uma pecuária de gado leiteiro que produz leite para essa mesma empresa.

E tantos outros casos semelhantes, nos mais diversos sectores! …

Simultaneamente, o SETAA, é o único sindicato português, nestes secftores de actividade em conjunto que representa os trabalhadores filkiados não só nas instâncias portuguesas, mas também nas instâncias europeias, como a Comissão Europeia , através da EFFAT ( Federação Europeia dos Sindcatos de Trabalhadorese da Agricultura, alimentação e Turismo) e mundiais, como as OIT e a FAO, através da UITA ( União Internacional dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação e Turismo).

 

O grande ponto comum é A TERRA, o que ela produz, e o que, a partir dela, se modifica, se desfruta, se transforma, se comercializa e se consome.

 

 E é  por isso que o SETAA:

  • aposta num movimento forte, de modernização, dinamização e organização, tanto no plano Regional como Nacional e Europeu; 
  • junta esforços de todos os voluntários e aposta no reforço dos quadros do Sindicato para a melhor representação e intervenção laboral e social;
  • defende princípios de total independência de Governos e Partidos Políticos, lutando e actuando exclusivamente e com ética, para a melhoria das condições de vida e trabalho de todos os seus associados e dos sectores económicos, onde eles se inserem e trabalham;

COMO SE FILIAR NO SETAA?

Para a filiação basta contactar a Sede Nacional do SETAA em Lisboa e ser-lhe-á enviado o respectivo impresso da ficha de inscrição para preencher com os seus dados e assinar. Ou, então, recolha uma FICHA DE INSCRIÇÃO, directamente, do site do SETAA, preencha-a e envie, para a sede nacional, por correio, depois de, também, devidamente assinada.

 

O endereço da Sede Nacional do SETAA é:

Av. Coronel Eduardo Galhardo, 16-A – 1170-105 LISBOA

Tel.: 218110290
Fax: 218110299  

e-mail: Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript ter de estar activado para que possa visualizar o endereo de email  
site: www.setaa.pt 

 

Em alternativa, poderá contactar qualquer das estruturas regionais do SETAA em todo o país, incluindo regiões autónomas, ou os delegados sindicais de empresa ou organismo, onde já existam trabalhadores associados.   

 

A inscrição como sócio do SETAA é um acto voluntarioso e consciente de reforço do Sindicato, para que todos os seus sócios possam beneficiar e obter e indispensável protecção laboral e social.

Não esquecendo que, quanto maior o número de sócios, maior a representatividade e força de pressão e diálogo, junto das entidades responsáveis pelos trabalhadores!  

 


O QUE FAZ O SETAA PELOS SEUS SÓCIOS?

  • LUTA pelos direitos colectivos dos seus sócios actuando junto do Governo para a pesquisa de soluções que melhorem as condições de vida e trabalho dos associados (horários máximos de trabalho, liberdades e garantias de emprego, salário mínimo, horário máximo, tipo de contratos, etc.) e negoceia com as Associações Patronais e empresas do sector privado agrícola, florestal, pecuário e indústrias agro-alimentares, cerca de 40 Convenções Colectivas de Trabalho, por ano.
  • DEBATE as grandes questões como: mais e melhor Emprego, luta contra o Trabalho Ilegal, respeito pelas normas de Higiene e Segurança no trabalho, Igualdade de Oportunidades, direitos de férias, faltas e licenças, por uma melhor dimensão social da PAC, etc. etc.
  • PROMOVE a garantia de protecção individual da actividade laboral ajudando cada associado em situações de conflito com a entidade patronal (Exemplo: despedimentos sem justa causa, horários de trabalho e remuneração...) Para isso o Sindicato dispõe de apoio jurídico gratuito tanto na cedência de informações como na actuação, apresentando queixas junto da Inspecção Geral do Trabalho e, se necessário, junto dos Tribunais, bem como, consultas directas aos associados.
  • PRESTA apoio Social com a prestação de apoio aos familiares directos de sócios falecidos ou incapacitados permanentes por acidentes e ainda, um seguro de vida ou invalidez, gratuito, por acidentes pessoais, bem como diversos descontos comerciais em varias lojas e serviços.
  • MINISTRA formação sindical e profissional dos seus membros. ou promove a sua participação em cursos e seminários nacionais e comunitários, de interesse para a respectiva actividade profissional e sindical.  

 

Todos estes assuntos são discutidos criteriosamente através de conversações com os Governos e, directamente, com a Comissão Europeia; através de Negociações Colectivas com entidades patronais; e com os próprios trabalhadores, com vista a melhorar a produtividade e incentivar o desenvolvimento, contribuindo assim para o progresso social e económico dos próprios e do nosso país. 

Todos desejamos essa progressão e os SINDICATOS, como o SETAA, ao serviço de todos os associados, têm forçosamente, e com uma grande coragem, de o CONSEGUIR!

 


COMO SE ORGANIZA O SETAA?

O SETAA está organizado, além da sua Sede Nacional em Lisboa por 22 Delegações Regionais, com um Secretariado Regional eleito para o efeito.

Cada Delegação Regional organiza e apoia os sócios residentes na área que lhes diz respe-ito, ou seja, em cada Distrito ,incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. 

Paralelamente, os sócios que trabalham numa mesma empresa ou organismo elegem os seus Delegados Sindicais para que estes possam organizar e apoiar os sócios, seus colegas de trabalho. São mais de 500 Delegados ao seu dispor, também, eles, sócios do SETAA, que na sua maioria, voluntária e gratuitamente, dedicam parte da sua vida livre a tentar melhorar a vida de todos os outros, participando activamente nas regiões, empresas e organismos, disponibilizando todo o apoio individual ao sócio, como eles, que dele necessite!

 

 

Nada se perde, tudo se transforma!

O site antigo ainda está visivel. Poderá visitá-lo acedendo aqui : http://www.setaa.pt/v2/ .
Filiações : UIF   UGT   EFFAT